7.11.10

The first Birthday: 1 ano de tricotagens!

Quando eu decidi criar um lugar para falar sobre aquilo que era significativo para mim, eu tinha um nome em mente, Cine Freud, acompanhado do desejo de transmitir às pessoas algo que pudesse trazer um colorido diferente a seus dias. 

Eu acreditei que seria válido tornar conhecido alguns filmes que de algum modo me marcaram, mas não apenas isso. Havia um toque psicanalítico em questão, daquele que vivia uma relação próxima com os adoráveis livros de capa preta do mestre austríaco. Entretanto, um espaço para reunir um psico-público psicanaliticamente concentrado era tudo o que eu não desejava, já estava fadado disso. 

A proposta envolvia algo mais dinâmico: fazer uso da imagem, da arte, da criação e de uma linguagem acessível e bem humorada que seria construída nestas relações, afim de que algo acontecesse. E aconteceu. O tempo esteve a meu favor e me aproximou daqueles que foram capazes de trazer significado a esta idéia. Foi o encontro com um outro que fez com que o sonho ganhasse forma.

Os meus sonhos me oferecem novas oportunidades, vou atrás deles, e neste percurso, pretendo criar novos sonhos, a partir do que já conquistei. Neste primeiro ano, escrevemos, tricotamos, criticamos e aprendemos algo novo com isso. Hoje, o Cine Freud representa algo de estimável valor para mim. 

Muito obrigado à todos aqueles que fazem parte desta história. Super agradeço por cada palavra, gesto, recado, e-mail, mensagem, comentário, cada modo singular de mostrar-me o carinho e a admiração de vocês. Estou muito feliz e pretendo aproveitar cada momento que ainda será vivenciado aqui. É muito louvável aquela sensação interna que enfaticamente lhe afirma: “continue, até aqui foi digno e super valeu a pena”.


Clique para ampliar

Oh, resultados das promoções: confira aqui.

1 ano de tricotagens: uma sucessão de dias que valeram a pena ser vividos.

Grandes abraços,

Renato Oliveira

18 comentários:

Franck disse...

Parabéns! Bom que sua iniciativa saiu da teoria para a prática e nos deu esse blog repleto de idéias cinematograficas e com críticas super-afinadas...
Que continuemos aqui!
Abçs!

renatocinema disse...

Congratulações. O sucesso é resultado da vontade, do desejo e da ação de cada um de nós. Meus sinceros desejos de felicidades a esse site.

Bruno Fernando disse...

Olá Renato!

Amigo, acho que já posso lhe chamar assim, pois, embora este seja meu primeiro comentário, o acompanho à algum tempo já.

Quero lhe dar os parabéns pelo 1 ano de Cine Freud, este é um espaço interessantíssimo e que me chamou atenção desde o primeiro momento que visitei, só pra conhecê-lo, mas logo fui seguindo e sendo fiel leitor a cada postagem. Um grande abraço, muito sucesso e que muitos outros anos venham.

Dil Santos disse...

Ai Renato, parabéns menino, já deixei um recadinho no orkut, mas tinha q deixar aqui tbm né?
kkkk
Que venham muitos e muitos anos de muita saúde, sucesso, prosperidade para vc menino. Um mundo de coisas incríveis e maravilhosas em seu caminho.
Abração menino
tu tá bem né?

Ana Lúcia Porto disse...

Olá Renato...!!

Super parabéns prá você!!

Como é bom saber que você está feliz com o resultado de seu blog, pois, prá mim, não é à toa, mesmo. O Cine Freud contém as críticas mais bem elaboradas de filmes que eu conheço, não apenas via internet. É verdade, pode acreditar. Gosto de como enxerga a dramaturgia do filme, você sempre acrescenta um prisma novo, diferente do que vemos. Ou seja, lemos e saímos sabendo mais do que podíamos fazer idéia.

Parabéns pelo 01 ano de Cine Freud!! Que outros mais possam vir e nos trazer um plus aos nossos conhecimentos. As congratulações são suas, mas é para nós esse presente.

Beijos e boa semana.
PS: Sinceramente, gostaria que você explorasse outros gêneros, também, como comédias, romances, policiais etc... É uma sugestão.

Srtª Poulain disse...

PARABÉNS E MUITO MAIS SUCESSO PRA VC E AO BLOG
BJS

Mulher de Fases disse...

Renato,
Um super parabéns pelo aniversário do seu blog,uma maravilha literária que sempre nos presenteia com posts significativos.
Queria deixar uma dica:se vc pudesse catalogar os filmes que já analisou por ordem alfabética...me senti um pouco perdida procurando no seu blog sobre alguns filmes cujas análises me interessam.
Bjss

Glaísa. disse...

Hey Renato, Tudo bem?

Muito bacana o teu espaço.Sempre bom encontrar o cinema também por essas terras virtuais.
O título do blog me chamou atenção, porque em fortaleza, os estudantes de psicologia tem um projeto com o mesmo nome, pensei até que tu fosses membro.
Enfim, parabéns pelos escritos, e pelo primeiro ano de blog, é claro.
Abraço!

M. disse...

Super Parabéns Renato!!!!!! Eu sou uma das fãs entusiastas deste blog: super inteligente, criativo, enfim... uma maneira diferente de abordar o cinema. Esse aqui é o espaço! Sem dúvida! Um grande abraço.

boasperguntasbonsencontros disse...

que interessante esse blog!!

Gilson disse...

Bacana Renato o seu Blog, gostei muito. E cheguei logo em dia de comemoração, Parabéns.

Me encontro no Momentos Compartilhados, quando quiser trocar uma idéia, passe por lá.

Vou te seguir.

Abs

Tatá disse...

PARABÉÉÉÉNS! és mais que um merecedor. x)

Évelyn Smith disse...

Olá caríssimo Renato! Como vai?

Pois é, mais um feriado chegando! E depois férias!!! Assim seja.

Olha, e se eu te disser que todas essas essências e percepções saíram de minha mente mirabolante?? Então, faz parte de minha teoria (In)Blurry Oblivion. Comecei a criá-la há 3 anos, mas somente agora que estou escrevendo, teorizando aos poucos, digamos. Até agora não tenho nada de concreto. O Cereja e Magalhães é um livro de Literatura Brasileira, apenas. Foi nele que peguei base daquele reusmo de fiz sobre Literatura.

E que é isso, você é um cara genial! Tenho orgulho de conhecer você! Um dia vou à SP pra conversámos pessoalmente, vai ser demais! E demais mesmo é sua nova foto que colocou em seu perfil, achei o máximo essa sua blusa! Além de ser um gênio, ainda tem estilo! Rsrs...

Ah, você tem Gtalk? Posso te add?
Tudo de bom pra você e até mais ver!

Beijo,
Évelyn

Évelyn Smith disse...

Opa, me esqueci... Sempre me esqueço de alguma coisa.

PARABÉNS, RENATO!!! MUITOS ANOS DE CINE FREUD AINDA VIRÃO!!!

Amei essa montagem que você fez!

Beijo,
Évelyn

Valéria Sorohan disse...

Respondeu uma pergunta que sempre me fiz. Porque Cine Freud? Agora eu sei!
Parabéns pelo niver do blog. Gosto muito, sempre proporcionando boas dicas.

BeijooO'

Zé alberto disse...

olá,
Renato, a preguiça tem-me tomado as mãos, daí andar mais distante, mais sem vontade de debitar umas linhas a que ache valor para aqui depositar.

Acho graça e encontro no meu espírito simpatia pela "narrativa", daí ter começado a apresentar no meu Blog uma Western-novela, a que se seguirão - espero eu, dentro em breve - uma sequência de "audio-novelas", modelo herdeiro das radio-novelas de antigamente.

Todos esperamos, Renato, uma energia renovada para o futuro deste teu projecto brilhante, pela originalidade e saber que fazem a tua marca, a tua assinatura.

Grande abraço!

Erica Vittorazzi disse...

Renato, desejo com todo o coração que o Cine Freud tenha mais de mil anos. Eu sou super sua fã, você é muito inteligente e escreve super bem.

Eu simplesmente amo aqui.

beijos

Carolina disse...

Renato,
eu gosto de vir aqui.Gosto da sua escrita sofisticada,dos seus links psicanalíticos, que é um assunto deimportância na minha vida, como cinema.
Que a vida te traga mais anos entre nós blogueiros.
É um prazer fazer parte disto.Te visitando sempre,criando elos,dando pitaco e trocando informações. Enfim, através das nossas percepções,evoluindo juntos.

Um beijo grande!